Caminhada de Advento – 1.ª Semana – Natal 2021

“A vossa salvação está próxima, orai e vigiai”

Guião – 1.ª Semana do Advento

O Natal deste ano é enriquecido pela dinâmica sinodal que envolve toda a Igreja: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

O Papa Francisco deseja que todos se sintam parte do Sínodo dos Bispos, para que ele seja verdadeiramente “um evento espiritual de discernimento”.

Também as crianças e adolescentes dos grupos paroquiais de catequese, e as suas famílias, são convidadas a estar envolvidas na dinâmica sinodal: é importante recolher a sua experiência de “caminhar juntos” na escuta e no anúncio do Evangelho.

Assim, a proposta de caminhada para este Advento e Natal de 2021 procura ajudar as famílias, com as crianças e adolescentes da catequese, a tomar consciência da dinâmica sinodal, motivando para o seu envolvimento no processo de “caminhar juntos”, ao mesmo tempo que valoriza a Eucaristia como expressão da “comunhão, participação e missão” a que Igreja é chamada.

É, por isso, uma caminhada a realizar em casa, em família, respondendo às propostas de reflexão, acendendo as velas na Coroa de Advento e fazendo o Presépio. Mas também para ser vivida nas celebrações comunitárias da Eucaristia, onde se recolhe a reflexão feita em família (ou no grupo da catequese).

Nos encontros semanais dos grupos da infância e adolescência, pede-se a todos(as) empenho na realização das propostas e na resposta às perguntas.

Para as celebrações comunitárias, propõe-se: a leitura da Palavra de Deus, uma oração para fazer em família ao acender a vela na coroa do Advento, reflexão e resposta à(s) pergunta(s), e um gesto a concretizar.

Na igreja teremos uma caixa para recolher todas as vossas respostas.

Esperamos que todos(as) se envolvam, mesmo os catequizandos e catequistas que, apesar de nos próximos fins de semana fazerem catequese online, não devem de deixar de dar o seu contributo, fazendo chegar à caixa o fruto da sua reflexão.

Para Si:  Liturgia do Natal do Senhor – Ano B

Como digo sempre, empenhemo-nos e vigiemos.

Façamos deste Advento um verdadeiro encontro com Jesus na Eucaristia, para que este não seja mais um Natal, mas o NATAL.

Mãos à obra! O Senhor espera muito de nós: não O desiludamos.

Com muita amizade,
padre Francisco Andrade

VIGIAI! Somos Povo de Deus em Caminho

PALAVRA DE DEUS

Erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados… Vigiai e orai em todo o tempo. (Lc 21; 25-36)

ORAÇÃO EM FAMÍLIA

(Acender a 1.ª vela da Coroa de Advento. Momento de silêncio).

Senhor Jesus, ao iniciar esta caminhada de Advento, em caminho sinodal, ajuda-nos a viver como Povo de Deus, a reconhecer-te realmente presente na Eucaristia, e perdoa as nossas faltas de fé e de amor. Ámen – Pai Nosso…

PARA CAMINHAR JUNTOS…

…Uma Reflexão

O que te faz sentir parte da Igreja? Aponta três experiências ou vivências pelas quais te sentes mais Igreja na tua paróquia.

…Um Gesto

Constrói com a tua família a Coroa do Advento (vais precisar de 4 velas e ramos verdes).
Prepara um lugar de destaque para colocares a Coroa de Advento e o Presépio.


Partilhe:
28Shares

Não são permitidos comentários

Navigate
28Shares